𝐂𝐚𝐭𝐚𝐥𝐮𝐧𝐡𝐚: 𝐍𝐨𝐯𝐨𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐞𝐬𝐭𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐁𝐚𝐫𝐜𝐞𝐥𝐨𝐧𝐚

Barcelona é palco, este sábado (19.10), de mais um protesto independentista “pacífico”. Manifestantes protestam contra sentença de líderes independentistas condenados no início da semana. 83 pessoas foram já detidas.

Desde o início desta semana que o centro de Barcelona está transformado “num campo de batalha” com várias avenidas cortadas e fogueiras em vários locais. Consequência dos movimentos de protesto que ali se têm registado para condenar as sentenças dos políticos envolvidos na tentativa separatista de 2017 que, em alguns casos, vão até 13 anos de prisão.

Depois do anúncio da sentença, os independentistas fizeram cortes de estradas e de vias de caminho-de-ferro um pouco por toda a Catalunha.

Esta sexta-feira (18.10), dia de greve geral na cidade, deslocaram-se ao centro de Barcelona cerca de 500 mil pessoas, naquele que foi, desde segunda-feira, o dia de maior afluência aos protestos. Depois de uma manifestação pacífica, ativistas radicais separatistas voltaram a entrar em confronto com a polícia, ao cair da noite. Atiraram pedras e objetos metálicos, enquanto a polícia respondeu com balas de borracha e gás lacrimogéneo. Destes confrontos resultaram, pelo menos, 152 feridos.

Outros 30 manifestantes ficaram também feridos em Girona, Tarragona e Lérida. Ao todo, um total de 83 pessoas foram detidas em toda a região como resultado da violência, disse fonte do Ministério do interior à agência de notícias francesa, AFP.

( 27 Visualizações, Visitas de Hoje 1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *