No âmbito da visita às Localidades do Distrito de Marracuene, o Administrador *Shafee Sidat*, reuniu com a colectividade de Bobole, Localidade de Ngalunde, aonde interagiu com a comunidade local.
O Bairro Bobole, dista-se a 15 Km da Vila de Marracuene e faz fronteira a Este com o Bairro Cumbene, a Oeste com o Bairro Gimo O’Cossa, Sul com 3o Bairro Eduardo Mondlane, e a Norte com Pateque pertencente ao Distrito de Manhiça.
Trata-se de um Bairro composto por 27 quarteirões agregando 11.726 habitantes segundo o Censo 2017. E conta com duas Escolas do 1o e 2o Graus nomeadamente, 2 de Fevereiro e 19 de Outubro. Também, possui 6 furos de água de bomba manual e 4 PT de Energia Eléctrica.
Do encontro a comunidade de Bobole apresentou as seguintes inquietações:
Conflitos de terra;
Ordenamento territorial;
Expansão da rede eléctrica e iluminação em alguns blocos e ruas;
Poluição Sonora;
Falta de emprego;
Insuficiência de segurança na via pública;
Falta de Centro de saúde;
Taxas elevadas de Água;
Regularização de DUAT’s;
Corrupção nas instituições públicas;
Falta de lombas na estrada e terminal de transporte colectivo de passageiros;
Aperfeiçoamento de Campo de futebol.
Diante destas constatações, o Administrador do Distrito referiu que o Governo de Marracuene está envidar esforço para resolver os problemas que mortificam a comunidade do Bairro. No entanto que, prevê-se a construção de uma Escola Secundária e um Mega Projecto que irá fornecer emprego para mais de 5 mil pessoas.
Igualmente, sensibilizou a comunidade em geral a denunciar e participar as autoridades competentes actos de corrupção, violência e furtos nas barracas.