Dez dicas para uma aventura literária com a pequenada

Com o objectivo de incentivar os mais novos a descobrirem os livros, o Clube de LeYtura sugere dez dicas para uma aventura literária com os mais novos.

1 – Observar a capa

Não é por acaso que os livros infantis costumam ter capas bonitas, coloridas e atractivas. Por isso, é importante observar bem os detalhes que os ilustradores quiseram mostrar na capa. Será uma boa pista para começar a desvendar o seu conteúdo.

2 – Abrir o livro

Sim, esse grande momento, o primeiro mergulho na história que os mais novos estarão ansiosos por descobrir deve ser feito devagar, de forma a aumentar o suspense.

3 – Falar sobre as ilustrações

Os livros do Clube de LeYtura são escolhidos se forma criteriosa pelos seus textos, mas também pelas suas ilustrações, que são na maior parte dos casos assinadas por grandes artistas. Merecem, tal como as palavras, especial atenção e reflexão.

4 – Deixar a criança virar a página

Afinal de quem é o livro? Darmos aos pequenos leitores a iniciativa de mudar a página é uma óptima forma de interessar os mais novos pela história e de deixar que seja lida ao seu ritmo.

5 – Ler as palavras indicando com o dedo

Porque em muitos casos os mais novos ainda estão a dar os primeiros passos na leitura, este velho truque ajuda a descobrir cada palavra e a orientar os mais pequenos para o momento da história em que estamos.

6 – Tornar a história atractiva, dar-lhe VIDA!

As crianças apreciam quando fazemos um pequeno teatro enquanto contamos a história, dando vozes diferentes às personagens ou gesticulando e ‘mimetizando’ o que estamos a ler.

7 – Ir fazendo perguntas sobre a história

Isto vai fazer com que as crianças se mantenham atentas ao que estão a ler e interiorizem melhor a história.

8 – Verificar se a criança está atenta e a gostar

Pedir a opinião da criança sobre a história, nomeadamente se esta lhe está a agradar é outro truque útil para evitar que se distraiam e distanciem do livro.

9 – Deixar a criança comentar

Cada gargalhada, sorriso ou comentário é um sinal claro de que o livro está a ter efeito nos pequenos leitores.  Deixá-los mostrar esse interesse é benéfico.

10 – Estimular a criança a contar ou a ler a história

Um dos principais objectivos é que as crianças ganhem autonomia na leitura dos textos e mais rapidamente se tornem pequenos grandes leitores!

Fonte: Noticias ao minuto

Se gostou, compartilhe e deixe o seu comentário!

( 79 Visualizações, Visitas de Hoje 1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *