O novo ano lectivo, que arranca este mês em Moçambique, vai contar com 8,4 milhões de alunos no ensino geral, um aumento de 4,7% quando comparado com 2019, anunciou hoje o Instituto Nacional de Desenvolvimento de Educação (INDE).
“O sector da educação planificou aumentar o acesso da rede escolar com novas salas de aula. Este ano, em termos de alunos, tem um crescimento na ordem de 4,7% em comparação com o ano anterior”, disse o diretor geral do INDE, Ismael Nheze, citado pela Agência de Informação de Moçambique.
Do total de 8.411.201 alunos inscritos para o novo ano lectivo, que arranca em 31 de Janeiro, 7.084.217 são do ensino primário e 1.326.713 do ensino secundário.
Isamel Nheze avançou ainda que o Ministério da Educação espera, este ano, contratar cerca de 12 mil professores para responder aos desafios que o sistema enfrenta a nível do país.
“Este número foi proposto para atender a expansão da rede escolar e para reduzir ligeiramente o rácio alunos/professor nas escolas primárias e a redução da carga horária por professor no ensino secundário”, acrescentou.
Uma das principais preocupações do Ministério da Educação em Moçambique são as desistências devido a casamentos prematuros e gravidezes precoces, principalmente em zonas rurais.
De acordo com dados oficiais, nos últimos cinco anos, cerca de 14 mil alunas abandonaram as aulas em Moçambique devido a gravidezes precoces e, deste total, 1.081 contraíram casamentos prematuros.
Fonte: Noticias ao minuto
Se gostou, compartilhe e deixe o seu comentário!
best girl transformation tiktok,
4 month old baby girl video
best love songs to girl
torrent search apk uptodown
Either get out of bed or else take your clothes off, he said. I’m not in the mood to compromise. erodate.us
Any book by Haruki Murakami.