SAÚDE ORAL: Ter os dentes brancos é sinónimo de saúde?

Um sorriso bonito é um dos traços mais apreciados pela maioria dos indivíduos. E quanto mais branco, mais agradável. Os dentes brancos espelham, aos olhos de muitos, cuidados de higiene e um tanto ou quanto de vaidade.

Mas será que espelham também saúde? Sim, mas os dentes amarelados também.

Salvo os casos em que é feito algum tipo de branqueamento, os dentes tendem a ter uma cor muito própria (que pode ser mais ou menos branca, mais ou menos amarela) e que depende dos genes de cada pessoa, dos seus hábitos alimentares, do tabagismo e até mesmo por tomar determinados medicamentos.

De acordo com a BBC, as manchas que surgem nos dentes não indicam que possam ser menos saudáveis do que dentes totalmente brancos, até porque a brancura dos dentes não é um impeditivo para que se tenha algum tipo de infecção nas gengivas ou até mesmo cáries.

Mas não só. Os dentes brancos, tal como aqueles que vemos nos filmes, podem até ser menos saudáveis do que aqueles que aparentam ser mais escuros ou amarelos e tudo porque são constantemente alvo de ação de produtos abrasivos que têm como finalidade branquear. Esses produtos, quando usados de forma continuada, podem causar um enfraquecimento do esmalte ou até mesmo sensibilidade dentária e na zona das gengivas.

Conclusão?

Dentes brancos são, de facto mais bonitos e apelativos, mas a saúde dentária vai muito além da cor que os dentes apresentam.

Fonte: Noticias ao minuto

 

 

Se gostou, compartilhe e deixe o seu comentário!

( 50 Visualizações, Visitas de Hoje 1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *