Irão disparou mísseis contra base com soldados dos EUA no Iraque.Terão sido disparados dezenas de rockets que atingiram a base de Ain al-Assad.
A prometida retaliação do Irão contra os Estados Unidos começou. A Guarda Revolucionária disparou dez rockets que atingiram a base de Ain al-Assad, situada perto da cidade de al-Baghdadi, no Iraque, avança a CNN. Nesta base, para além de soldados iraquianos, também estão estacionadas forças norte-americanas. Não há para já indicação de que este ataque tenha feito vítimas.
Qatri al-Obeidi, um dos comandantes sunitas das Forças Paramilitares destacadas naquela zona, confirmou à CNN o ataque com rockets.
A televisão estatal iraniana está a descrever este ataque como a operação de vingança pela morte do general Qasem Soleimani na passada sexta-feira. A operação tem o nome de ‘Mártir Soleimani’.
O presidente norte-americano Donald Trump já foi informado do ataque à base de Ain al-Assad, confirmou a porta-voz da Casa Branca Stephanie Grisham.
O The Independent adianta que há relatos, que ainda não foram confirmados, de explosões na cidade de Erbil, no norte do Iraque.
As tropas norte-americanas foram destacadas pela primeira vez para a base área de Ain al-Assad em 2003 durante a invasão do Iraque.
[Notícia atualizada às 23h56]
Fonte: Noticias ao minuto